Mês das noivas está chegando e teremos posts especiais para elas,mas... e para nós convidadas ou madrinhas,qual a roupa ideal???As dúvidas aumentam ainda mais se a cerimônia é durante o dia ou se o convite não vem especificado se devemos ir "A rigor"(ou outros termos que iremos discutir aqui).
Seguindo algumas dicas vai sobrar mais tempo pra se divertir ;)
Casamentos geralmente são mais formais,mas isso não significa que você tenha que usar longo obrigatoriamente.Apenas se assim for especificado no convite,como no caso de "Gala""A rigor"ou "Habillée"(termo francês que designa o estilo de traje a rigor, com vestidos de luxo, usado em noites de gala).O tipo de traje varia muito-principalmete para as mulheres-conforme a época do ano,horário e claro o gosto de cada uma.
Se Você não é Madrinha
Durante o dia use e abuse:
De modelos em tecidos de caimento mais mole,sem brilho e com poucos bordados ou aplicações.
Tons mais claros e leves:só podem realçar o tom festivo da ocasião,além de rejuvenescer e suavisar o semblante.Estampas pequenas e leves,nesse contextos podem ficar bem.
Pantalonas em tecidos nobres.
Transparências discretas.
Sapatos em verniz,sandálias com pedras(no verão)e meias do tom da roupa.
Chapéus(apenas no caso de ter festa ao ar livre)embora não sejam obrigatório.
Pérolas,pedras brasileiras,marfim,prata e ouro.
Durante o dia-não use,evite mesmo:
Sapatos e bolsas em tons metalizados(salvo o bronze e,mesmo assim muito discretamente).
Tecidos com brilho,bordados com paetês ou canutilhos.
Modelos confeccionados em tecidos muito armados,como tafetás e brocados mais pesados.
Terninhos pretos.É um modelo excessivamente sisudo e comercial,pouco adequado para esse tipo de festa. Aliás durante o dia,evite preto total para casamentos.
Strass ou jóias com pedras preciosas muito elaboradas.
À noite-use e abuse:
De brilhos,embora tomano cuidado para não carregar de modo a ofuscar a fisionomia.
De tecidos um pouco mais encorpados-levando em conta suas medidas e proporções,para não ficar "armada" e com os movimentos comprometidos.
Sapatos e bolsas metaliadas.
Xales,echarpes e capas cpmp agasalho.
Sapatos forrados em tecido e/ou bordados combinando com a roupa(embora não seja obrigatório,dá um toque de requinte ao conjunto).
À noite-não use,evite mesmo:
Terninhos(a não ser os confeccionados em tecidos nobres, com acabamento caprichado,como bordados ou pedrarias).
Blazer.É demasiadamente esportivo,a não ser que seja desestruturado, com bordados ou detalhes mais sofisticados.
Chapéus de aba larga.É um despropósito,uma vez que não há Sol.Se quiser enfeitar a cabeça, faça-o com um chapeu pequeno,tipo casquete,um arranjo de flores ou um enfeite de pedras.
Estampas fortes e até mesmo estampas pequenas.À noite,mais do que nunca,o liso realça os traços e o tom de pele.
Em casamentos,não há como fugir:vão usar terno, sim senhor(rs).À noite escuro(marinho ou grafite),e, durante o dia, cinza mais claro,bege ou até mesmo um tom gelo.Há que usar no mínimo um bazer com gravata.No limite,se for uma festa muito esportiva,apenas o blazer-que depois pode ser deixado de lado em prol da camisa com as mangas arregaçadas,se o calor apertar e o baile animar.
O maior pecado cometido por madrinhas no altar é querer aparecr mais que a noiva. E acredite:isso acontece mais do que imaginamos.Portanto antes de começar a sair atrás de um modelo superelaborado,lembre-se de que a orientação anterior serve também para madrinhas.
Com a única diferença que elas terão obrigação de usar longo no altar apenas se isso for um peido expresso pela noiva,ou se elas em comum acordo com a noiva,combinarem dessa maneira por preferirem assim.
No altar, fuja de estampas fortes e grandes, botas e mantôs pesados como agasalhos.Eles não são recomendáveis no altar.mesmo em clima frio,o certo é usar uma roupa em tecido mais pesado,como crepe de lão ou veludo, e um xale ou estola por cima.
Então, não precisa usar longo em casamentos?Não mesmo.A não ser que o convite peça.Até pode,mas acredite, você não estará necessariamente mais elegante se usar longo.Menos à vontade,provavelmente ,uma vez que é um traje que não usamos diariamente.Isso não quer dizer que você não possa usar um tipo longutte, com a bainha na altura do calacanhar, ou mesmo rodopiar em um vestido longo, se assim desejar.Mas é preciso saber discernir se a ocasião será assim tão formal.
Na praia
Dependendo a festa você pode acabar com o pé na areia,então esqueça meias finas e roupas muito complicadas.
Sapatos do tipo chanel e sandálias podem ser uma boa idéia. Chapéus na praia podem resolver vários problemas:emolduram o rosto,além de proteger a pele,modelos de palha um pouco mais enfeitado com laços ou flores dão um ar rústico e romântico.
Resista a tentação de usar branco,tipo festa de reveillon.Pode dar ar de fantasia,e não é o caso.Além de sere prerrogativa da noiva.
Essa é uma ocasião para usar tecidos naturais como linho,usar bijuterias ecológicas como sementes e outros materiais da nossa flora.Você estara elegante e mais confortáve do que um casamento urbano.
No Campo
Lembre-se de que estará, muito provavelmente, pisando em grama e terra. Assim evite saltos muito altos ou muito finos. Modelos anabela podem ser uma boa pedida,ou saltos altos mais grossos.
Nesse caso botas podem ficar bem, mas não o modelo country total com direito a tachas e franjas .Escolha um modelo mais liso e de preferência com pantalonas.
Roupa clara é uma boa pedida durante o dia, mas, se for clara demais, pode ser tornar uma armadilha quando o local tem terra vermelha, poeira e outros inconvenientes. Escolha um tom vibrante, mas que não manche facilmente ao menor movimento ou pé-de-vento.
Bom é isso meninas espero que consigam tirar algum ensinamento daqui….o casamento é um dia tão esperado, tão idealizado e sonhado que tudo o que fizermos para aumentar essas emoções será bem-vindo!!;)
by Rebeca Lima
Nenhum comentário :
Postar um comentário