A Importância da Respiração


Dando continuidade ao artigo da semana passada, precisamos antes de alongar saber sobre RESPIRAÇÃO!!!



A maior parte do tempo respiramos mal e de forma insuficiente. Isso é a causa de muitas das nossas doenças. Está provado que tornar a respiração mais lenta e profunda tem um profundo efeito no bater do coração e, portanto, nas atitudes mentais e na capacidade de relaxar. Respirar corretamente melhora a elasticidade dos pulmões e mantém um bom equilíbrio entre oxigénio/dióxido de carbono no corpo físico. Respirar corretamente é respirar sem medo; é encher lenta e progressivamente os pulmões, toda a caixa torácica, parar, expirar igualmente sem pressa e voltar a fazer uma ligeira parada antes de voltar a inspirar.
A prática da respiração controlada ou Pranayama ("prana" = força vital / "yama" = regulação), através de vários exercícios, utiliza e dirige a energia da respiração para ajudar a curar, revitalizar e acalmar, e aumentar o domínio sobre a mente. A cultura oriental afirma que uma correta respiração, para além de promover a saúde, promove também o poder mental, a felicidade, o autodomínio e o desenvolvimento espiritual.
Respirar é Viver. Não há Vida sem respiração: todos os seres vivos, animais e vegetais, devem a sua existência ao Ar. A Vida depende em absoluto da maneira de respirar. Todos sabemos que podemos estar alguns dias sem comer e sem beber, mas apenas alguns segundos sem respirar.
Vamos preparar-nos para a primavera começando, desde já, inserindo um novo hábito na nossa rotina diária, de manhã cedo e antes de adormecer: várias respirações completas e profundas, revitalizando todo o nosso ser de energia vital (Prana). Se possível junto de árvores ou plantas, melhor! E sempre que puder fazer uma pequena parada ao longo do seu dia, parando e respirando lenta e tranquilamente. Vai poder sentir, quase de imediato, os imensos benefícios de uma respiração correta.
Respire...você é um ser VIVO...

By Daiana Blini

Nenhum comentário :

Postar um comentário