Os Aspectos Psicoemocionais da Atividade Física




Que o exercício faz bem para o corpo, todos nós sabemos. Coração, pulmão, sistema músculo-esquelético são algumas das estruturas que se beneficiam com a atividade física regular.
É importante lembrar, entretanto, que os indivíduos que mantêm um programa regular de exercícios físicos apresentam benefícios também no aspecto psicológico, pois corpo e mente constituem um conjunto integrado e muito harmonioso.
Vários estudos conduzidos nos últimos anos têm apontado melhorias significativas na auto-estima e na autoconfiança do indivíduo que dá início a um programa de atividades físicas. Outros aspectos relacionados ao exercício incluem maior capacidade de relaxamento e sono de melhor qualidade, fatores cruciais no gerenciamento do estresse diário.
As pessoas mais ativas fisicamente apresentam menor constância nas mudanças de humor, menos ansiedade e depressão. Também se sentem mais jovens e dispostas.


Vale tudo: andar, dançar, correr, pedalar, e no dia a dia passear com o cachorro, fazer compras a pé, subir e descer escadas, fazer jardinagem, enfim, levar uma vida mais ativa.
Dicas para um treino mais eficaz

Coma antes dos exercícios (no mínimo uma hora antes): se você fizer exercícios de estômago vazio poderá ter uma crise de hipoglicemia (que é baixa de açúcar no sangue), e ficar tonto e sem forças. Para malhar é necessário, energia, força e resistência.
Hidrate-se: tome água e isotônicos antes, durante e depois dos exercícios. Dê preferência sempre à água, na temperatura ambiente.
Alongue-se: antes de começar a treinar alongue-se, faça pelo menos 10 minutos de aquecimento e alongamento dos grandes grupos musculares.
Use a roupa certa: use tecidos que facilitem a transpiração, que não sejam pesados e nem quentes. Suar não significa emagrecer, apenas perde-se água.
Alterne os exercícios de força e os exercícios aeróbicos: Dê a seu corpo estímulos diferentes, troque a modalidade, o tipo de treino, series, repetições...
Entre no ritmo aos poucos: comece a exercitar-se com calma, para ganhar resistência. Isso é normal, e o seu corpo logo se acostumará. Se parar por uns dias, recomece devagar para evitar fadiga e lesões.
Importante: Procure um profissional da área antes de iniciar QUALQUER atividade física.
“O preguiçoso é tão vulnerável que nem cem muralhas o protegerão”
General Shang

By Daiana Blini-Fisioterapeuta

Nenhum comentário :

Postar um comentário