Ratatouille

Bom dia meninas e meninos.

Queria antes de mais nada agradecer a atenção que muitos tem em disponibilizar uma parte do seu tempo, as vezes tão corrido, para acompanhar todas as colunas do blog. Inclusive esta que também é feita com muito carinho. Quero agradecer também àqueles que de certa forma nos ajudam muito, participando por e-mail, facebook e pelo blog, mandando suas perguntas, sugestões e pedidos.

O objetivo dessa coluna é dividir receitas, mas também um pouco de cultura e mostrar uma coisa apaixonante que se chama Gastronomia. E é para vocês que adoram saborear um novo prato, ou resgatar aquelas receitas de família... Que nos trazem as lembranças de uma infância feliz.

Hoje é uma receita especial para um leitor que decidiu por uma alimentação inteligente, que eu apesar de não conseguir seguir, respeito muito! Essa vai pro nossos amigos e amigas Vegetarianos!

Tenham todos um ótimo domingo e uma semana iluminada!


Momento Cultural: ratatouille é uma receita do século XVIII e pode ser servida quente ou fria, sozinha ou como acompanhamento. Um prato rústico, típico da região da Provença em que se notam influências espanholas e italianas. O nome significa picar, triturar.

Receita: Ratatouille


1 uni Abobrinha verde
1 uni Berinjela
1 uni Tomate concasser (Sem pele e s/ semente)
Q.B. Pimenta
Q.B. Tomilho 
1 dente de Alho
50 ml Azeite de Oliva
Q.B. Sal
¹/² uni Pimentão Vermelho

Modo de Preparo

1. Higienizar todos os ingredientes.
2. Realizar o tomate concasser, retirar a pele e as semente do tomate e cortar em cubos.
3. Cortar a berinjela em tiras, salgar, deixar descansar por aproximadamente 30 minutos. Lave e seque as tiras e por último corte-as em pequenos cubos (utilize a casca).
4. Cortar a abobrinha em cubos (não utilizar a parte das sementes)
5. Descascar e amassar o alho.
6. Tirar a semente do pimentão e cortar em pequenos cubos.
7. Saltear (fritar rapidamente em um frigideira) separadamente cada ingrediente: Abobrinha, berinjela com alho, pimentão vermelho, por último o tomate concasse com o tomilho.
8.Misturar todos os ingredientes e temperar com sal e pimenta.
9. Observe a importância do ponto de cocção (cozimento) de cada ingrediente.  

Dica1: A montagem vai de acordo com a vontade de cada cozinheiro. Porém, gosto de servir pequenas porções em prato de cerâmica branco, alternando os ingrediente. Para isso não pode ser misturado antes, tem que montar diretamente no prato.

Dica2: Tem quem goste de montar o Ratatouille com os legumes em rodela no lugar dos cubinhos. Ai vai depender da sua criatividade e vontade.


Para dúvidas, sugestões e/ou pedidos mande seu e-mail para luandavaz.gastronomia@hotmail.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário